Visitantes Blog Tony Bahia notícias

Prefeito de Rodelas-BA: Geraldinho de Livino participou de uma reunião para definir o futuro dos perímetros irrigados do sistema Itaparica na cidade de Cabrobó-PE:

O prefeito do município de Rodelas norte da Bahia ( Geraldinho de Livino) participou de uma reunião nesta segunda-feira 03\07\2017\ na cidade de Cabrobó-PE, para definir o futuro dos perímetros irrigados do sistema Itaparica.
A cada dia que se passa a situação fica cada vez mais complicada e indefinida para os reassentados dos projetos de irrigação do sistema Itaparica, em 2013 o governo federal passou a administração técnica dos perímetros irrigados para a Codevasf, antes a responsabilidade administrativa desses projetos era com a Chesf. Agora o governo vem trabalhando a ideia da administração de cada perímetro ser feita pelos próprios reassentados, como já acontece com alguns no município de Petrolina. O maior problema conforme foi levantado pelos participantes da reunião, não a transferência de responsabilidade administrativa em si, sim a forma como essa transferência vem sendo conduzida, principalmente quando o governo quer repassar aos reassentados equipamentos já obsoletos e outras situações que causaria imensos prejuízos para os agricultores dessas áreas. Como se trata de projetos de irrigação importantes para a economia de vários municípios, a discussão está sendo conduzida politicamente pelos prefeitos de quatro municípios pernambucanos e quatro baianos. Ficou acordado nessa reunião realizada nesta segunda-feira (03\07) na câmara de vereadores de Cabrobó, que a discussão deve ser ampliada e levada a Brasília para que seja encontrada uma solução política e definitiva. Nesta reunião estiveram os prefeitos: Marcilio Cavalcanti (Cabrobó-PE); Humberto Mendes (Santa Maria da Boa Vista-PE); George Gueber (Orocó-PE) e Geraldinho de Livino do município de Rodelas-BA.
As ausências dos prefeitos de Petrolândia/PE, Ricardo Rodolfo Souza Leal; Gloria/BA, David de Souza Cavalcanti; Curaçá/BA, Pedro Alves de Oliveira e de Abaré/BA; Fernando Jose Teixeira Tolentino, foi visto por alguns participantes como falta de interesse desses gestores. Ainda estiveram na reunião desta segunda-feira os vereadores, Ramsés Sobreira, presidente da câmara de Cabrobó, Luiz Bernardino vereador da cidade de Orocó e Adeildo Nunes, vereador da cidade de Santa Maria da Boa Vista. Também o Dr. Welligthon, assessor jurídico da prefeitura de Boa Vista, Cleber do movimento dos reassentados do projeto de irrigação de Rodelas e o secretário de agricultura do município de Rodelas, Marcos Davi. Ficou acordado entre os participantes da reunião desta segunda que haverá outra na próxima terça-feira (11\07), sendo que nessa participará os representantes dos poderes executivos e legislativos de cada um dos oito municípios, representantes dos reassentados de cada projeto de irrigação e do pólo sindical do sistema Itaparica, a reunião acontecerá durante todo os dia na câmara de vereadores de Cabrobó-PE.
Com informações: Didi Galvão.
Redação: Tony Bahia notícias de Barra do Tarrachil-BA.