Visitantes Blog Tony Bahia notícias

Paulo Afonso-BA: Com quadro grave de covid-19, secretário de Saúde é transferido para Salvador em UTI aérea.

Por volta das 23h deste domingo (29\11\2020), o secretário de Saúde da prefeitura de Paulo Afonso-BA, Luiz Humberto, foi transferido em uma UTI aérea para Salvador por causa do agravamento de sua saúde provocado pelo novo coronavírus. Ele estava hospitalizado desde a última quarta-feira (25), na UTI do Hospital Municipal do Bairro Tancredo Neves. De acordo com pessoas próximas do gestor, o estado de saúde dele piorou. Na sexta-feira, dia 27, ele foi submetido a um exame de tomografia e o pulmão apresentou alto grau de comprometimento, por esse motivo, teve que ser transferido para  a capital baiana. A aeronave equipada para remoção de pacientes em estado grave foi disponibilizada pela Sesab – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia após intervenção do deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP) junto ao secretário Fábio Villas Boas. Ainda por volta das 20h, Luiz Humberto foi levado para o aeroporto, mas quando se preparava para entrar na UTI aérea passou mal e teve que retornar para o HMPA para ser estabilizado, procedimento necessário para seguir com a remoção. Três horas depois, a equipe médica da UTI Covid conseguiu estabilizá-lo e o conduziu novamente para o aeroporto, dessa vez, felizmente sem intercorrência, podendo seguir até Salvador para continuidade do tratamento contra o vírus. O nome do hospital onde ficará internado ainda não foi informado.

(Imagem ilustrativa. Aeronave/UTI aérea no aeroporto de Paulo Afonso.)

 

Em nota divulgada no dia 26 pela prefeitura de Paulo Afonso, foi informado que o quadro de saúde de Luizinho era estável, “O secretário de Saúde, Luiz Humberto, está em tratamento para recuperação da Covid-19, mas encontra-se estável, em bom estado de saúde, permanecendo na UTI do HMPA  por precaução, para a sua completa recuperação.”.  

Além do secretário municipal de Saúde, Luiz Humberto, o titular da pasta da Fazenda da prefeitura de Paulo Afonso, Valdenor Teixeira, 77 anos, também testou positivo para o novo coronavírus. Segundo apurou o sitepa4, ao contrário do colega da Saúde que segue em tratamento hospitalar na UTI do HMPA, Valdenor não apresentou sintomas, está bem, se cuidando em casa, e de quarentena. Val Oliveira, da Articulação Governamental, também contraiu o vírus recentemente, mas já encontra-se recuperado. Val  sentiu-se mal ainda durante o período eleitoral e teve que se afastar da coordenação da campanha por alguns dias. Outros servidores da prefeitura também foram infectados, porém, não tiveram seus nomes revelados. Todos estão seguindo isolamento social em suas residências. Devido à contaminação, Luiz Humberto e Valdenor Teixeira foram oficialmente afastados de suas funções por 14 dias para o tratamento de saúde. Os dois foram substituídos por Adonel Gomes e Cleston Andrade, conforme decretos publicados dia 27, no Diário Oficial do Município.

Redação: TV Tony Bahia Notícias de Barra do Tarrachil-BA.